domingo, 24 de julho de 2011

Vestidos criam realidade aumentada

No final de 2010, apontamos o QR Code como uma das grandes revoluções utilizadas na promoção e venda de produtos de moda, principalmente no varejo. Agora, o designerThorunn Arnadottir utiliza a técnica de códigos para não apenas enfeitar tematicamente vestidos personalizados, mas também promover algum tipo de conteúdo. A ideia vai ao encontro do casaco-televisão, que noticiamos recentemente.




As peças, chamadas de "U QR?", são feitas com cristais Swarovski, criando mosaicos em formatos de Qr codes de realidade aumentada. Coloridos, passam a ganhar aspecto de estampas tribais africanas propositalmente, de acordo com Arnadottir para referenciar as chamadas "tribos online", interpretação dele para as redes sociais, criando um paralelo entre a identidade real e a digital (já que nenhum QR Code é igual a outro).

Para o designer, a internet possibilitou uma auto-promoção muito grande, como se as pessoas fossem suas próprias papparazi. Ilustrando esta ideia, cada código em um item, quando fotografado, linka o usuário para algum endereço escolhido na web. A ferramenta foi utilizada recentemente pela popstar islandela Kali, vocalista da Steed Lord, no qual as figuras redirecionavam o usuário para um vídeo da banda.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário